Dicas caseiras para prevenir a formação de pedras nos rins

Foto: Reprodução

As pedras nos rins são um problema de saúde comum. Eles podem ser extremamente dolorosos, e pessoas que passaram por isso têm mais probabilidades de voltar a tê-los.

Também conhecidos como cálculos renais ou nefrolitíase, as pedras são compostas de materiais de resíduos sólidos e duros que se acumulam nos rins e forma cristais.

Como combatê-los:

MANTENHA-SE HIDRATADO

Quando falamos em prevenção, geralmente, recomenda-se beber muitos líquidos. Isto ajuda a diluir e aumentar o volume de substancias formadoras das pedras na urina, o que torna mais difícil a cristalização de resíduos.

No entanto, nem todos os fluidos exercem o mesmo efeito. Por exemplo, uma alta ingestão de água está relacionada com menor risco de formação de cálculos renais. Bebidas como café, chá, cerveja, vinho e suco de laranja também ajudam a diminuir o risco.

Porto outro lado, consumir muito refrigerante e bebidas açucaradas pode contribuir com a formação das pedras. Isto também acontece com líquidos adoçados artificialmente.

INCREMENTE O CONSUMO DE ÁCIDO CÍTRICO

O ácido cítrico é encontrado em muitas frutas e verduras, particularmente nas frutas cítricas. Limões e laranjas são especialmente ricos neste nutriente. Ele pode ajuda a prevenir o surgimento dos cálculos de oxalato de cálcio.

LIMITE OS ALIMENTOS RICOS EM OXALATO

Esta substância que se encontra em muitos alimentos vegetais, incluindo os vegetais de folha verde, frutas, verduras e o cacau. Além disso, o corpo o produz em quantidades consideráveis.

Uma alta ingesta de oxalato pode aumentar a excreção dele na urina, o que pode ser problemático para pessoas que tendem a formar cristais.

Consulte um médico e um nutricionista para que eles elaborem dietas baixa em oxalato de cálcio para prevenir as pedras nos rins.

Fonte: Metrojornal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *