Nefrologista alerta: “Use máscara, mas lembre de beber água”.

Foto: Reprodução

O uso constante de máscaras em locais públicos é uma das principais recomendações dos especialistas para evitar a propagação da Covid-19.

De um lado o uso do item evita a nova doença, mas por outro lado tem contribuído para a diminuição do consumo de água pelas pessoas.

O uso de máscara faz com que se respire mais pela boca, o que ocasiona uma perda maior de líquido. As pessoas também tendem a beber menos água para evitar manusear a máscara.

“É preciso ficar alerta para não diminuir o consumo de água no período de seca. Outras doenças que sempre existiram vão continuar existindo apesar da pandemia”, avisa a médica nefrologista Maria Letícia Cascellie, diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília.

A urina contém substâncias que podem ser solubilizantes e calcificantes. Elas precisam estar em equilíbrio para evitar a formação de cálculos renais.

“Em um ambiente com pouco água, os cristais tendem a colar um no outro e isso resulta no cálculo renal. Se você tem uma pedrinha e tem uma cachoeira em cima dela, ela vai embora.

Mas se você tem uma pedrinha e não tem hidratação, ela vai ficar parada e impactar a via urinária”, explica a doutora  Maria Letícia.

Então lembrando: Beba Água !!!

Fonte: metropoles.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *