Não é só em adultos, crianças também pode ter pedras nos rins

Foto: pxhere

As pedras nos rins não é apenas um problema de adultos. Aumenta a cada dia os casos de cálculos renais em crianças.

Consequência de uma dieta desequilibrada, fastfoods e ingestão insuficiente de líquidos podem estar por trás do problema que tem aumentado nos últimos tempos.

Sabe-se que cerca de 50% dos cálculos renais ocorrem por excesso de cálcio na urina. Mas o excesso de proteínas, gorduras e açúcares provenientes da dieta desequilibrada também contribuem para a formação dos cálculos renais.

Outro fator que contribui para o aumento na formação dos cálculos é a ingestão de refrigerantes ricos em sódio e corante, algo que é muito apreciado pelas crianças.

Para prevenir a formação dos cálculos é importante além de aumentar a ingestão de líquidos por dia, também é recomendada a adoção de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Vale ressaltar que a restrição da ingestão de cálcio na infância não é indicada.

Em crianças, muitos casos de pedras nos rins são assintomáticos, e geralmente são descobertos quando a criança apresenta quadro leve de dor abdominal, infecção ou sangramento urinário.

A cólica renal intensa, sintoma comum em adultos, raramente é observada nas crianças. Por isso os pais devem ficar atentos para que a dor não passe despercebida e o quadro se transforme em uma complicação maior.

Em caso de dúvida, procure auxílio médico.

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *